Ninguém recomendou esse artigo ainda.

Como criar uma Rota Comercial

Por Shinkiro
Esse guia irá descrever do zero ao fim como você cria sua própria Rota Comercial do zero em No Man's Sky. Existem mais métodos de conseguir dinheiro no jogo e ficar rico, mas se você quer se sentir na pele de um Gek esse guia é perfeito pra você! O mesmo guia também existe em formato de vídeo, ficando a seu critério e gosto ler ou assistir!

Preparações

Você vai precisar de algumas preparações antes de prosseguir, todas essas preparações são pra tornar sua experiência mais eficiente.
Dinheiro Inicial
O interessante dessa escolha de Farming de dinheiro é que nós usaremos dinheiro pra gerar dinheiro, então ter algum montante inicial é essencial. Se você não tiver, pelo menos, 1 ou 2 milhões de Unidades para começar, eu sugiro que você corra atrás de juntar ao menos essa quantia. Quanto mais dinheiro você tiver melhor esse método vai funcionar. Eu diria que o ideal é ter pelo menos 10 milhões.
Como conseguir os primeiros milhões?
Uma dica rápida pra conseguir os primeiros milhões é que você pode vender aqueles Módulos de Tecnologia que são usados pra desbloquear mais construções. Se você ainda não fez as missões principais e secundárias já fica a dica: o jogo vai liberar diversas construções pra você. Você pode vender alguns Módulos desses pra ganhar uma soma considerável no inicio do jogo. Passar 30 minutos farmando Módulos já resulta numa boa quantia. Também tem outros itens que são especialmente interessantes pro caso de você ainda estar juntando esse montante inicial de dinheiro. Planetas com Ossos Antigos ou planetas que possuam Sucata Recuperável irão lhe recompensar com uma boa quantidade, é só investigar os planetas procurando esses itens com o visor de scanner para encontrá-los enterrados. Coletar os Ovos de aliens que ficam do lado de fora de qualquer Observatório Abandonado também é uma boa ideia, já que eles são vendidos por um bom valor.
Scanner de Economia
Você vai precisar do Scanner de Economia instalado na sua nave. Nós usaremos todas as funções do scanner.
  • Filtro de Economia no Mapa de Galáxia
  • Informações de nível de desenvolvimento economico
  • Informações de porcentagens de venda e compra
Você pode ler um guia especifico sobre o Scanner de Economia clicando aqui.
Hiperpropulsor
Nosso objetivo é procurar no Mapa de Galáxia por sistemas ricos, com uma boa porcentagem de compra e venda. Dificilmente um sistema assim estará ao seu lado, você vai precisar aprimorar o seu hiperpropulsor comprando um Módulo do Hiperpropulsor, de preferência um módulo Classe S. Ele irá melhorar o alcance de viagem da sua nave e deixá-la mais eficiente, gastando menos combustível. Com isso, você vai poder realizar mais dobras em maiores distancias e isso é essencial pra montar a Rota de Economia. Você pode comprar esse módulo em qualquer estação espacial, basta visitar o comerciante que vende os upgrades de naves. Os Módulos que ele vende são aleatórios, então se a Estação Espacial que você visitar não tiver o que está procurando, visite a próxima. Separe um tempo pra procurar essa tecnologia. Depois que você encontrar um vendedor que venda um classe S desse Módulo, é só comprar e ser feliz! A dica que dou é que você compre o módulo, entre na nave e saia dela pro jogo dar um Save Automático, depois disso recarregue o último Save Automático, assim que recarregar o comerciante magicamente terá o item de novo pra você comprar.
Inventário
Limpe seu inventário e se organize, nem todo mundo vai ter liberado todos os slots de inventário e não tem um jeito rápido de liberar esses espaços adicionais. O jeito mais rápido provavelmente é comprando slots de inventário na Estação Espacial. Os primeiros são mais baratos e o custo pra liberar o próximo vai progredindo até um certo ponto antes de estabilizar em um valor.

O método "Gratuito" de liberar espaço no inventário é correndo atrás de um "Drop Pod", vou ficar devendo temporariamente o nome dele em português, mas, é este objeto da imagem da direita. Você vai encontrar uma estrutura dessas, danificada, localizada no planeta. Existem maneiras de se localizá-lo, mas vou ficar devendo essa por enquanto e publicar um guia sobre eles depois. Assim que o guia do Drop Pod for feito, esse texto será editado e atualizado. Os Drop Pods vão lhe dar um slot de inventário de graça se você tiver os materiais pra consertá-los. É mais barato juntar um montinho de anti-matéria ou qualquer que sejam os outros materiais do que 5 milhões pra comprar mais slots de inventário. Você vai trabalhar com os slots que você tem liberado, e você nem precisa de todos os slots também, porque não vai ocupar  todos enquanto faz a rota comercial. Enfim, uma observação importante: quando você for vender os produtos, venda todos em uma única transação, se você dividir a pilha de um produto, com uma parte no seu inventário e outra parte no inventário da nave e esquecer disso e vender com duas transações você vai perder dinheiro. Isso acontece porque assim que você vende um produto que é necessário no Sistema ele se torna menos escasso e a transação seguinte vai lhe render menos dinheiro.

Execução

Os preparativos anteriores foram:
  • Ter algum dinheiro inicial pra começar
  • Instalar o Scanner de economia
  • aprimorar alcance de viagem da nave
  • Limpar e organizar, ou se possível, aumentar seu inventário
Agora iremos por em prática!
Loop Comercial
Você já deve ter notado, ou leu no guia do Scanner de Economia que ativando o Filtro de Economia no Mapa de Galáxia o jogo muda as cores de cada sistema, cada cor representa um tipo de economia facilitando nosso trabalho de procurar uma economia especifica. Tendo isso em mente, o jogo possui dois Loopings Comerciais. Os dois Loopings são demonstrados nesse infográfico. Esse infográfico tem certinho as cores dos Sistemas que aparecem no Filtro de Economia, os de cor Ciano são Sistemas com Economia Tecnológica, sistemas Vermelhos são Sistemas de Economia de Geração de Energia e assim por diante. Pra ser o mais didático possível, se algo ficar confuso ou nebuloso, vou exemplificar o Loop 1:
  • Seu ponto inicial é o sistema de Tecnologia, você compra os produtos de lá e vende em um Sistema de Geração de Energia.
  • O sistema de Geração de Energia tem escassez pelos produtos Tecnológicos, então você vende tudo que comprou no sistema anterior e compra o máximo possível dos produtos de Geração de Energia.
  • O sistema seguinte, Mineração, tem escassez de produtos de Geração de Energia, você vende seu estoque lá e compra novamente os produtos locais de Mineração.
  • Visitando um sistema de Manufatura você vende os produtos comprados no sistema de Mineração e compra os produtos de Manufatura, pois eles são escassos nos Sistemas de Tecnologia.
  • Você volta pro seu ponto inicial e vende os itens comprados no sistema de Manufatura.
É assim que funciona uma Rota Comercial, no caso você precisa vender os produtos pelo maior preço possível e comprar pelo menor preço porque é dessa diferença que você ganha o dinheiro. Dito isso...
Quais Sistemas são os melhores?
Primeiro você escolhe um dos dois Loops, escolhendo você vai no Mapa de Galáxia com o Filtro de Economia ativo e vai ficar atento a essas informações: Sistemas ricos vendem produtos mais caros e também vendem em maior quantidade. Se você tiver pouco dinheiro e/ou inventário você pode começar em um Sistema mediano que tenham 2 estrelas em vez de 3 naquele, conforme a imagem acima, porém eu recomendo já ir anotando sistemas Ricos mesmo se você não tiver inventário suficiente simplesmente porque mais tarde no jogo você vai ter e não vai precisar procurar de novo. Também temos a informação de porcentagens de venda e compra. Um Sistema "Ideal" teria na porcentagem de Venda 80% e a de compra de -30%, porém isso é um valor irreal, é praticamente impossível encontrar um sistema assim, então eu recomendo você adicionar pra sua rota comercial qualquer sistema acima de 70%/-20%, lembrando quanto mais perto do 80% melhor e quanto mais perto do -30% melhor também. Enfim, no caso de você escolher o Loop 1, você vai procurar sistemas com as cores que fazem parte daquele Loop. Encontrando um legal você deve se estabelecer naquele ponto.
Estabelecendo os pontos da Rota
Achando o primeiro Sistema que vai compor sua Rota Comercial você precisa efetivamente visitar ele, seu objetivo é visitar o Posto Comercial local. Os Postos Comerciais tem um valor de venda e compra melhor se comparados à Estação Espacial. Manobrando sua nave e pousando no Posto, você deve montar uma pequena base que permita que você teleporte de volta pra esse posto rapidamente. Você vai precisar montar uma pequena base pra cada ponto da sua Rota Comercial e isso provavelmente será a parte mais chata, mas vai valer a pena, porque isso vai tornar sua Rota Comercial bem mais eficiente. Por base pequena eu digo:
  • Computador de Base
  • Painel Solar
  • Bateria
  • Portal de Teleporte
  • E talvez um casebre de madeira:
  • Um chão, uma porta, um teto e três paredes.
O motivo do casebre é porque o jogo vai reconhecer a base como "enviável" pro servidor do jogo, e pelo menos eu precisei fazer o casebre pra essa base começar a aparecer na lista de endereços do teleporte de outros locais. Se o seu jogo registrar o endereço na lista de teleportes sem precisar fazer o casebre, legal! Se não, faça o casebre! Se faltar Carbono pra fazer o Casebre, você pode comprar baratinho qualquer planta que os NPCs que pousarem no posto comercial possuam, é só refinar elas para coletar Carbono.
Expandindo a Rota Comercial
Assim que encontrar todos os sistemas necessários pra terminar o loop, você vai notar que é insuficiente. Se você fizer o Loop comercial, você com certeza vai lucrar, porém quando voltar pro primeiro do Loop você notará que ele não tem o estoque de antes. O jogo precisa de TRÊS horas pra repor o estoque de produtos depois que você compra. O jogo tem uma espécie de Pausa se estiver minimizado. Dá para burlar essa pausa, basta você estar em um ambiente que é multiplayer, sendo assim é só ficar na Anomalia AFK pra contar as três horas, mas o certo é você aumentar a rota comercial pra que ela demore três horas pra você completar. Assim quando você voltar pro primeiro Sistema da sua Rota ele já vai ter reposto os produtos e você pode Farmar continuamente. Enfim, esse guia demonstra uma "Rota Comercial Perfeita",  é algo que leva tempo pra fazer, mas vai lhe garantir uma quantidade X de Unidades por hora e você vai jogar ativamente na roleplay de um comerciante.