Ninguém recomendou esse artigo ainda.

Como vencer ranqueadas do Competitivo Solo

O Modo Solo de PUBG sempre figurou entre os preferidos dos jogadores. Não é difícil entender porquê: sem um squad para cobri-lo quando a situação aperta, o nível de desafio - e de adrenalina - está sempre em alta.

A Temporada 9 trouxe a PUBG o Modo Competitivo Solo. Até então, era possível disputar partidas competitivas apenas em equipe, enquanto o modo de jogo solo era exclusivo das partidas normais, que não contam pontos para o sistema de ranqueamento. 

Com essa mudança, os jogadores podem melhorar sua classificação sem a necessidade de formar uma equipe, disputando com outros 63 jogadores, por partida, o sonhado Chicken Dinner. O modo ranqueado em equipe, no entanto, continua existindo.

Se você é esse tipo de jogador e está buscando subir sua patente de forma rápida e eficiente, temos as dicas para você. 

Como evoluir nas partidas ranqueadas do modo Competitivo Solo de PUBG

1. Versatilidade é essencial

Ao jogar solo, você abre mão de uma composição de squad que tentaria cobrir todos os tipos de combate, em quaisquer distâncias. O problema é que você também vai enfrentar situações diferentes nas várias etapas do jogo e precisa estar pronto para elas. Por conta disso, versatilidade é essencial.


No seu kit, tenha sempre armas que permitam trocar em distâncias diferentes, deixando seu jogo mais adaptável. No meta do momento, algumas combinações têm dado mais resultado: DMRs com munição 7.62 mais a mortal Beryl, ou uma Sniper mais uma AR versátil, como a M4. No entanto, a meta sempre evolui e dependendo das armas que forem melhoradas e adicionadas, isso pode mudar. Por conta disso, fique sempre de olho na descrição dos updates que rolam no PUBG pelo site oficial. 

Levar granadas, miras diferentes e o que mais puder surpreender seus inimigos também faz diferença. Muita gente peca ao deixar esses itens largados na mochila, ou mesmo não pegá-los, perdendo muitas oportunidades.

2. Foco no objetivo

Caso seu objetivo seja subir rapidamente na ranqueada, ele é incompatível com mais de uma dezena de abates por jogo. O que dá muitos pontos aqui é a colocação e seu foco deve ser este.

Na hora de pular do avião, escolha um local não povoado, passe longe de cidades grandes. Esses locais escolhidos por muitos jogadores são uma verdadeira loteria e tudo que você não quer é voltar para o Lobby logo nos primeiros minutos de jogo. Caia em um local tranquilo e foque em conseguir um bom Loot nas primeiras áreas seguras.

Nas fases seguintes, só entre em conflito se for necessário, seu objetivo é sobreviver e chegar nas áreas seguras finais do jogo. Sua hora de brilhar vai ser quando sobrar os últimos dez jogadores. Mesmo nessa fase, se decidir atirar, tenha certeza do abate e se mova rápido, para não entregar sua posição.

Quando restarem apenas três, volte para o modo de observação antes da ação. Se você não souber exatamente a posição dos outros dois jogadores, não atire, mesmo se tiver linha de tiro para um deles. Espere que os dois briguem e só finalize o jogo, uma dica que, aliás, vale para o resto do jogo. Tente se aproveitar de tretas que já estão rolando pelo mapa.

3. Ouvidos atentos! Preste atenção nos sons

Um dos elementos mais importantes do PUBG é o áudio. Ouvir os passos de inimigos, disparos no horizonte e diversos outros barulhos, como o de veículos, faz muita diferença para tentar desvendar a posição dos inimigos e qual a sua próxima tomada de decisão.

Por conta da importância do áudio, se seu objetivo é chegar longe e vencer, não jogue escutando música, foque nos sons do ambiente. Se possível, use um fone para garantir a imersão total no que está acontecendo no jogo.

É possível utilizar o equalizador de som do seu PC para aumentar a possibilidade de ouvir sons mais baixos. Outra alternativa é criar atalhos no teclado, dentro das configurações do jogo, para alterar o volume de sons específicos.

Faça testes e tente tirar o melhor do seu dispositivo de som. Também é legal treinar o ouvido para alguns deles, já que dependendo da superfície e altura que o inimigo está de você, os sons são diferentes. Se possível, treine com um amigo para se acostumar.

4. Evite o loot do avião!

O Loot do avião guarda alguns dos equipamentos mais desejados do PUBG, mas também transforma o local onde a caixa cai em uma armadilha mortal.

É necessário analisar bem a situação antes de decidir se vai lootear ou não, já que apesar dos riscos extremos, ou encontrar um equipamento de nível 3 pode ser um diferencial nos momentos finais da partida. 

Se ela cair próxima do seu personagem, em um local seguro e que você tenha certeza que não vai ser abatido, faça o loot bem rápido. Caso contrário, foque em chegar na próxima área segura.

5. Veículos são fundamentais

Outro elemento do jogo que é esquecido pelos jogadores ou usado de forma errada são os veículos. Em jogos de nível alto, eles são essenciais ao ponto dos jogadores decorarem os possíveis locais onde eles podem aparecer dentro da rota de loot que vão fazer.

Com um veículo você pode passar mais tempo procurando equipamentos, já que ainda assim terá como chegar tranquilamente na próxima área segura. Também pode decidir ir antes para a área e tomar um local privilegiado enquanto os outros jogadores não chegam. Eles ainda podem ser usados de cobertura na área segura final, caso ela feche em um local aberto.

 Para quem quer elevar ainda mais o nível técnico, é possível aprender a usar o chamado “Drive-by”. Essa é uma técnica que exige um pouco de treinamento, mas salva vidas em vários momentos, especialmente no modo solo. 

O “Drive-by” é como a comunidade chama a troca de assento dentro do veículo com ele em movimento, permitindo que você coloque a arma para fora da janela e atire na direção desejada, com a proteção fornecida pelo carro. Com os atalhos numéricos, você troca de posição instantaneamente e pode deixar o carro continuar em linha reta enquanto atira de um ângulo melhor. A nossa dica aqui é treinar as trocas, para se habituar ao movimento, e editar os atalhos, se necessário, para ficar mais confortável na hora de realizar a manobra. 

Treine a direção dos veículos no modo treino e aprenda a fazer pouco barulho, usando o acelerador só quando preciso e aproveitando as descidas para ganhar velocidade. É possível desligar o motor do carro apertando Z ou a tecla definida pelo jogador para que o veículo faça ainda menos barulho.

6. Posicionamento ganha partidas

Diferente do jogo no modo Duo ou Squad, você acumula todas as funções no modo Solo. Não há alguém para cobrir os outros lados e se comunicar assim que avistar alguma coisa. Portanto é preciso tirar vantagem dos outros jogadores, que também vão ter esse problema.

A melhor forma de fazer isso é se posicionando bem, no alto, com vantagem de visão para os inimigos. Em morros e ladeiras, dependendo do mapa, você também consegue a vantagem mesmo estando no ponto mais baixo. Um bom posicionamento garante vitórias nos jogos.

7. Fique sempre de olho no mini mapa!

A grande vantagem que você pode ter no PUBG é informação. Local onde estão os inimigos, distância para próxima área segura, dentre outros. Muitas dessas informações podem ser obtidas em seu minimapa. Enquanto estiver jogando, não deixe de sempre dar uma olhadinha nele para ter certeza da melhor decisão para os seus próximos passos.

Para ser eficiente na fase de loot e fazer a rotação de forma mais consciente, você também pode utilizar as marcações dinâmicas. Utilizando alt + mouse 2, é possível fazer até quatro marcações no mapa, definindo toda uma rota a ser tomada. Para quem joga em squad, essa é uma função excelente para o líder, que pode já deixar definido um caminho para a equipe ainda antes do salto e ir adaptando de acordo com os eventos que forem rolar no jogo.