Ninguém recomendou esse artigo ainda.

Dicas para jogadores iniciantes

Star Wars Jedi: Fallen Order é um game de aventura que envolve não só combates com sabres de luz, mas também muita exploração. Você vai visitar vários planetas, adquirir habilidades e voltar mais de uma vez em locais já visitados para pegar itens em áreas antes inacessíveis. Nosso guia para iniciantes (ou seriam padawans?) de Star Wars Jedi: Fallen Order vai dar algumas dicas que vão poupar muita dor de cabeça nas suas primeiras horas de jogo.
Não é um jogo de ação
Pensar em Fallen Order como um jogo de ação linear é um erro comum, mesmo que ele pareça isso à primeira vista. Jogar dessa maneira, simplesmente eliminando inimigos e tentando completar as missões não vai te levar muito longe. Você vai passar a maior parte do tempo em Jedi: Fallen Order resolvendo puzzles, explorando o mapa e saltando por plataformas. Exploração é o principal elemento aqui e o jogo vai recompensar você por ser curioso, com itens bacanas e pontos de habilidade.
Fique ligado no mapa
Jedi: Fallen Order tem mapas inspirados em Metroid Prime, o que é ótimo em suas fases cheias de plataformas e diferentes níveis para explorar. O mapa é um holograma tridimensional da fase e pode parecer confuso de vez em quando, mas é muito eficiente. Uma coisa importante é que o mapa destaca portas e atalhos. As portas verdes podem ser abertas. As portas vermelhas não. Da mesma forma, atalhos em amarelo podem ser explorados, mas atalhos em vermelho não podem. Sempre que voltar a uma região, dê uma olhada no mapa: as cores das portas e atalhos podem mudar se você tiver uma nova habilidade.
Entenda a comunicação visual
O game pode parecer muito aberto de vez em quando, deixando você perdido, sem saber para onde ir. Nessas horas, é bom se guiar pela sinalização visual de Fallen Order. Basicamente, as áreas que você deve visitar são bem iluminadas. Em caso de dúvida, vá para a luz! Também fique atento a objetos brancos: são neles que você pode se agarrar para escalar uma parede, caminhar por cima num penhasco e assim por diante. Se você viu uma série de beiradas brancas, pode saber que dá para se pendurar ali e elas vão te levar até algum lugar interessante.
É um jogo de exploração
Nunca é demais reforçar: Star Wars Jedi: Fallen Order recompensa você pela exploração. Você vai ir e voltar várias vezes pelos mapas e áreas que não têm ligação com a missão principal vai ter algum tipo de recompensa, nem que seja só informação para enriquecer o “lore” do jogo. Fique de olho nos baús e segredos de cada região: eles ficam bem escondidos, algumas vezes em locais difíceis de alcançar ou fora do caminho. Explore a área antes de avançar, seguindo as trilhas amarelas do seu mapa. Se o jogo disser para ir para um lado, vá para o outro primeiro.
Escanear dá XP
Uma forma simples de acumular pontos de XP para aprimorar suas habilidades Jedi é escanear tudo o que seu companheiro BD-1 pedir. Enquanto você joga, o droid vai encontrar objetos interessantes para escanear. Sempre que ele pular do seu ombro, siga o droid para encontrar alguma coisa e deixe ele escanear.
Procure pelos colecionáveis
Star Wars Jedi: Fallen Order tem quatro tipo de colecionáveis: baús, ecos e essências de Vida e Força. As essências aumentam as barras de vida e de Força, respectivamente, sempre que você coleta uma. Ecos trazem informações sobre o cenário para você ler. Os baús trazem itens cosméticos. Sempre que você encontra um colecionável, você também ganha XP, que pode ser usada para comprar pontos de habilidade e aumentar seus poderes Jedi.
Alterações são apenas cosméticas
Você pode personalizar o traje e o sabre de luz com os itens encontrados nos baús, mas lembre-se: essas mudanças são apenas cosméticas, sem impacto no poder do personagem. Todas as melhorias reais vem dos pontos de habilidade. Você pode mudar as cores das calças, pode trocar o poncho usado pelo herói ou personalizar a aparência do sabre de luz e o padrão de cores do BD-1. Escolha o visual que preferir, ele não tem impacto no gameplay.
Pratique o combate com os inimigos iniciais
Jedi: Fallen Order não é um jogo de pura ação e pancadaria, mas não se engane, você vai ter que lutar frequentemente durante sua aventura. Por isso, é bom aproveitar as lutas iniciais para pegar o jeito dos combates. Você vai encontrar animais selvagens, stormtroopers e enfrentar alguns chefes. Em geral, os monstros e soldados não são desafios muito grandes. O perigo real são os chefes, principalmente os dos estágios mais avançados. Ao lutar, não esmague os botões loucamente. Mesmo que não seja uma luta tão ritmada como em Sekiro, por exemplo, é importante saber a hora de golpear. Você vai aprender golpes que mudam a postura durante a luta, dão muito dano em sequência ou que são melhores para detonar grupos de inimigos - e todos eles exigem uma certa precisão na hora de pressionar os botões. Nos ataques mais poderosos de Fallen Order, você deve golpear menos para causar mais dano ao alvo. Assim, é legal aproveitar os inimigos iniciais para praticar o “timing” dos golpes, se acostumar com o bloqueio e entender as técnicas básicas. Você pode detonar esses inimigos facilmente e eles representam pouco perigo real, então aproveite para treinar.