Ninguém recomendou esse artigo ainda.

Guia de Conquistas – State of Decay 2

State of Decay 2: Juggernaut Edition inclui o jogo base e todo o conteúdo DLC já lançado, o game oferece 144 Conquistas para desbloquear e adicionar generosos 2200 pontos no Gamescore do jogador.

Separamos em nossos guias as Conquistas de cada expansão e pacote DLC. Confira a seguir o guia de Conquistas de State of Decay 2:

Obter todas as Conquistas é mais trabalhoso do que difícil e vai exigir jogar a campanha principal várias vezes, acumulando dezenas de horas de jogo. Depois que terminar a campanha pela primeira vez, a curva de aprendizado é bem mais simples nas rodadas seguintes - e conforme você acumula benefícios das sessões anteriores, as novas ficam menos excruciantes.

Cachorrinhos e Gatinhos (10g)

Mate 100 zumbis.

Caminhantes e Mordedores (20g)

Mate 1000 zumbis.

Os Outros e os Caminhantes Brancos (40g)

Mate 10.000 zumbis.

Matar 10 mil zumbis vai dar trabalho e será uma das últimas conquistas da lista original de State of Decay 2 que você vai desbloquear. O bom é que todo morto-vivo abatido conta para ela, através de todas as campanhas que você jogar. Conforme acumula zums no seu placar, você vai desbloqueando outras conquistas, como as de 100 e 1000 mortos, e variações que envolvem abater os zumbis de maneiras específicas - com a porta do carro, usando bestas, eliminando aberrações e assim por diante

Sempre que possível, atropele zumbis. Assim esse total vai subindo rapidamente. Tenha no grupo um sobrevivente com Automecânica (especialização da habilidade Mecânica). Construa uma Garagem, instalação que permite fabricar kits de melhoria e de reparos, para modificar os carros (de preferência picapes e furgões) para torná-los mais resistentes. Só não tente atropelar um Colossal. Ele vai dar risada.

Sayonara (5g)

Um sobrevivente teve um fim trágico.

Basta que um sobrevivente morra nas mãos dos zumbis. Vai acontecer naturalmente conforme você joga, mas se quiser acelerar as coisas, use um recém-chegado ao grupo e procure por uma horda, solte o sobrevivente lá e não resista. Apenas lembre-se que o equipamento que ele tiver ficará no local e a morte tem impacto na moral da comunidade.

Traga a Brouhaha (5g)

Cause muito barulho ao procurar um contêiner de forma imprudente.

Essa conquista pode ser obtida já no tutorial. Por contêiner o jogo se refere a qualquer objeto que pode conter alguma coisa: armários, malas, caixas, etc. Ao segurar Y perto desse objeto, você começa a vasculhar seu interior para ver o que acha. O normal é fazer isso lentamente, com cuidado para não atrair atenção. Você pode optar por procurar rápido, o que geralmente causa um barulho alto e pode atrair zumbis. Faça isso já no primeiro contêiner que vasculhar no tutorial, é o lugar mais seguro para experimentar.

Pinhata de Pasta de Dente (5g)

Vasculhe 10 contêineres.

Revirei Todos os Cantos (20g)

Vasculhe 100 contêineres.

Essas duas conquistas recompensam você por procurar no interior de objetos como malas, caixas, armários, geladeiras, etc. Essa exploração em busca de recursos é uma das mecânicas básicas de State of Decay 2. Lembre-se que você não precisa pegar todos os itens, até porque sua mochila não permite carga ilimitada. Mesmo assim, abra todos os contêineres que puder - quando voltar a eles, não precisará procurar novamente, apenas clicar Y para abrir instantaneamente.

Eu Comprei um Pônei para Você (5g)

Coloque um saco na sua Despensa.

Um Burro de Carga (20g)

Coloque 50 mochilas enormes no seu Armário da instalação.

Estas duas conquistas envolvem entregar sacos de recursos no depósito da base. A descrição delas em português pode dar a entender que são tarefas diferentes, mas não são. Ao procurar em contêineres - e como recompensa por ajudar outros enclaves - você às vezes encontra sacos fechados de recursos: munição, comida, remédios, materiais para construção. Cada sobrevivente pode carregar um saco desses nas costas, além da sua mochila. Se você estiver acompanhado por um outro personagem, pode passar um saco para ele carregar. Leve essas bolsas, fechadas, para sua base e guarde no depósito para adicionar seu conteúdo ao total dos seus recursos.

Construção Completa (5g)

Construa uma instalação na sua base.

Cidade Paraíso (20g)

Construa 10 instalações na sua base com o passar do tempo.

Assim que tomar sua primeira base, você pode construir uma instalação em qualquer um dos espaços vagos. Você pode fazer isso andando até a área ou, mais prático, na aba Base do menu, que te dá uma visão geral de todo o local e os tipos de instalação que podem ser construídos, assim como o custo em recursos e mão de obra. O tipo de instalação disponível depende do tamanho do espaço, se ele é interno ou externo e das habilidades dos sobreviventes no seu grupo.

Boas opções iniciais são Enfermaria, Oficina, Quartos, Horta ou Fazenda. Você logo vai ficar sem espaço para novas instalações e, em um dado momento, terá que procurar por uma segunda base, que será maior do que a primeira, com mais espaço para construir.

Coração das Trevas (10g)

Destrua um núcleo pestilento.

Estes Sonhos (20g)

Destrua 10 núcleos pestilentos.

Eclipse Total (40g)

Destrua todos os núcleos pestilentos dentro do seu território.

Núcleos pestilentos são representados por símbolos vermelhos sangrentos no seu mapa. Cada mapa possui 10 núcleos, que não estão visíveis logo de cara. Eles não reaparecem depois de destruídos. Um dos principais objetivos de qualquer campanha de State of Decay 2 é destruir todos eles. A conquista Estes Sonhos pode ser obtida destruindo núcleos em diferentes mapas. Eclipse Total exige que você acabe com os 10 núcleos pestilentos de um mesmo jogo, uma tarefa mais árdua do que pode parecer à princípio.

Você sabe que está próximo a um núcleo pestilento pela névoa vermelha no ar e pela quantidade elevada de zumbis infectados com a praga sanguínea - aqueles com a pele vermelha e que passam a praga para você. Você também consegue identificar núcleos a distância quando sobe em lugares elevados para mapear a área ao redor. Também é possível usar um comando de rádio para encontrar um único núcleo, mas isso custa muita influência. Guarde essa opção para o final, quando faltar apenas um deles no mapa e só se você não fizer ideia de onde ele possa estar.

Núcleos pestilentos se parecem com massas de carne enormes e pulsantes, como corações bizarros brotando na parede de um quarto. Essa matéria-prima de pesadelo é muito resistente e libera um gás tóxico que causa dano se você estiver muito perto. Quando atacado, ele chama muitos zumbis da praga para defendê-lo. Na hora de acabar com um deles, venha preparado. Traga explosivos - bombas de cano, granadas e molotovs - eles dão cabo do núcleo rapidamente.

Tome cuidado para não estar perto dele ao usar o molotov. Traga também itens de distração, como fogos de artifício, sinalizador ou um rádio. Solte a distração do lado de fora da casa, espere os zumbis irem até ela e corra para dentro, jogue os explosivos no núcleo. Isso vai tomar uns 30 segundos e você terá a chance de cair fora antes que eles voltem em massa para se vingar.

Bem-vindo à Selva (10g)

Recrute um novo sobrevivente para juntar-se à sua comunidade.

Essa conquista será desbloqueada naturalmente. Ao explorar o mapa, você vai receber chamadas de rádio de pessoas pedindo ajuda em tarefas como defendê-las enquanto procuram recursos ou para levá-las para algum outro lugar. Ajude esses sobreviventes e eventualmente, eles vão pedir para se juntar ao seu grupo. Aceite o pedido e leve o novo membro para sua base.

Outras formas de recrutar membros incluem usar o rádio ativamente para procurar sobreviventes (gastando Influência) e ao tornar-se aliado de um enclave, você pode abordar um de seus integrantes e convidá-lo para entrar no seu grupo. Isso vai desfazer o grupo aliado, mas você vai ganhar um novo membro para sua trupe. Sempre peça para aprender mais sobre o “candidato” e confira suas habilidades. Não é muito útil ter dois ou mais sobreviventes com o mesmo conjunto de perícias. Procure por variedade, mas note que algumas habilidades são bem inúteis.

Através de Um Espelho (5g)

Examine 5 locais a partir de lugares altos.

Cartógrafo Silencioso (10g)

Examine 50 locais a partir de lugares altos.

“Lugares altos” são pontos marcados com um binóculo no mapa, geralmente painéis ou torres de comunicação. Você precisa subir até o topo e mirar com LT. Passe a mira pelos pontos de interrogação para examinar todos os locais das redondezas e marcá-los no mapa. Também é uma boa maneira de saber mais sobre o que cada casa pode oferecer e encontrar núcleos pestilentos.

Não Mais Estranhos (10g)

Ganhe prestígio o suficiente para promover um recruta a cidadão.

Maior do que a Própria Vida (20g)

Ganhe prestígio o suficiente para promover um cidadão a herói.

Essas conquistas serão desbloqueadas naturalmente ao progredir no jogo. Cada sobrevivente que você controla ganha pontos de Influência com suas ações e aos poucos vai subindo de ranking, de recruta para cidadão e herói. Praticamente tudo o que você faz rende alguns pontos de Influência.

Entregar sacos de recursos, matar aberrações, atropelar grupos de zumbis, ajudar outros grupos são algumas maneiras de ganhar Influência. Personagens que alcançam o status de herói liberam vantagens para a comunidade e podem ser designados para o cargo de líder.

Avançar e Eliminar (10g)

Torne 5 lugares seguros explorando todos os cômodos e matando todos os zumbis.

Todo o Lixo da Cidade (10g)

Torne 25 lugares seguros explorando todos os cômodos e matando todos os zumbis.

Um “lugar” é qualquer estrutura com salas e contêineres. Para obter essas conquistas, você precisa eliminar todos os zumbis dentro da estrutura (e às vezes, vagando pelo quintal) e entrar em todas as salas do lugar. Salas não exploradas são marcadas como quadrados negros no mini-mapa. Quando o lugar estiver seguro, mortos-vivos não vão aparecer dentro dele ou na área ao redor por algum tempo.

Desculpe pela Festa Agitada (10g)

Destrua uma infestação.

Limpeza (20g)

Destrua 10 infestações.

Infestações são indicadas no mapa com o ícone de um zumbi amarelo. Elas são grupos grandes de zumbis liderados por uma dupla de berradores. Elas se instalam em estruturas e podem crescer rapidamente. Muitas infestações próximas da base derrubam a moral do grupo. Uma solução rápida para infestações é dirigir até o lugar ocupado pelos zumbis, buzinar e atropelar os mortos-vivos que saírem. Os berradores vão gritar e atrair mais mortos-vivos, então tente acabar com os dois o quanto antes.

Flash mob (10g)

Destrua uma horda.

Controle de Multidões (20g)

Destrua 25 hordas.

Hordas são grupos vagantes com cerca de 10 zumbis, que aparecem marcados no mapa. Não são grandes ameaças se você está longe ou dentro de um veículo. Atropele o grupo para acabar com ele e, aos poucos, liberar essas conquistas.

A Caçada Continua (10g)

Mate 50 zumbis com a porta do seu carro.

Um clássico movimento de State of Decay, abrir a porta do carro em movimento para eliminar um morto-vivo é uma verdadeira tradição entre os jogadores. Pressione X para abrir a porta e segure para mantê-la aberta. Se houver um passageiro no carro, ele também vai abrir a porta. Atropelar e acertar zumbis com o carro vai danificar o veículo. Se as portas caírem ou o carro quebrar ao ponto de explodir, use um kit de reparo para consertá-lo.

Justiça Cega (15g)

Mate um Selvagem.

Selvagens são aberrações, um tipo especial de zumbi. Eles são rápidos, andam agachados e são muito resistentes a ataques corporais, mas fracos contra tiros na cabeça. Ao contrário de sua versão no primeiro State of Decay, aqui os Selvagens não desviam dos carros, então atropelá-los - às vezes mais de uma vez - é a forma mais fácil de lidar com eles, quando possível. Só fique atento, se ele pular na porta, vai jogar você para fora do carro.

Cevada e Frutas Podres (15g)

Mate um Inchado.

Inchados são aberrações grandes e lentas. Eles são frágeis e morrem com um único ataque, mas devem ser tratados à distância. Quando o Inchado é morto, ele explode em uma nuvem de gás tóxico que causa dano nos sobreviventes. Muitas vezes, ele pode ser encontrado deitado no mato ou no meio da estrada - não atropele o Inchado, todos terão que descer do carro e esperar o efeito do gás passar.

A Plenos Pulmões (15g)

Mate 4 berradores.

Berradores são aberrações pálidas e sem braços, que vagam pelo mapa em meio a hordas de mortos-vivos ou no meio de infestações - muitas vezes em dupla. Se eles veem você, soltam um grito poderoso, que vai atrair mais zumbis para o local. Se você estiver perto dele na hora do grito, vai ficar desorientado por alguns segundos, incapaz de agir. Eles morrem rápido com um tiro na cabeça ou golpes corporais. Sempre tente acabar com eles primeiro ao lidar com hordas e infestações. Mate 4 para desbloquear a conquista.

Gula por Punição (15g)

Mate um Colossal.

Cavalinho (10g)

Elimine um Colossal em uma execução corpo a corpo.

Colossais são as maiores aberrações do jogo, só superadas em letalidade por sua recente versão infectada. Sempre que puder, evite o confronto, mas para obter essas conquistas, você vai precisar derrubar um deles, então vamos lá: Colossais são resistentes a armas brancas, carros, fogo e tiros. Eles são rápidos, podem atropelar você, te agarrar e causar dano de área ao golpear o chão.

A melhor estratégia é circulá-lo e atirar na cabeça, de preferência com um fuzil ou uma escopeta. Quando ele se abaixar, vá por trás e pressione Y para realizar uma execução corpo a corpo.

Me Chame a Qualquer Hora (10g)

Faça um comando por rádio.

Cidadão Z (20g)

Faça 25 comandos por rádio.

Pressione a seta para cima no direcional para abrir o menu de rádio. Cada comando disponível tem um custo em Influência.Os mais baratos são para indicar a localização de recursos no mapa. O mais caro é para revelar a localização de um núcleo pestilento. Use comandos de rádio regularmente para desbloquear estas conquistas.

Homens Sem Chapéus (10g)

Arranque o capacete de um zumbi com armadura com um tiro.

Zumbis com armadura são mortos-vivos em trajes militares, usando coletes e capacetes. Como é de se imaginar, eles são mais resistentes a dano, mas nada absurdo. Derrube um deles no chão com ataques corporais, saque a arma e atire várias vezes na cabeça. Eventualmente, ele vai perder o capacete e desbloquear a conquista.

Eu Corri Tão Longe (15g)

Escolha uma especialização de habilidade Cardíaco.

Você ganha níveis em Cardiaco correndo, pulando cercas, subindo escadas, atividades que os sobreviventes fazem o tempo todo. Não vai demorar para chegar ao nível máximo e precisar escolher uma especialização e continuar a evolução.

Conhecimento é Metade da Batalha (15g)

Escolha uma especialização de habilidade de Inteligência.

Você ganha níveis de Inteligência ao atacar zumbis furtivamente (chegue agachado por trás e pressione Y) e ao procurar itens em contêineres. Não vai demorar para chegar ao nível máximo e precisar escolher uma especialização e continuar a evolução.

Passa a Cera, Tira a Cera (15g)

Escolha uma especialização de habilidade de Luta. 

Você ganha níveis em Luta ao entrar em combate corporal com os zumbis. Nas lutas, fique sempre atento ao consumo de vigor (a barra azul). Cada golpe toma parte da barra e se ela estiver baixa ou vazia, você perde força e corre o risco de ficar parado indefeso no meio dos mortos-vivos.

Fique ligado também ao estado da sua arma, troque de arma quando a cor dela mudar para amarelo (danificado). Não vai demorar para chegar ao nível máximo e precisar escolher uma especialização e continuar a evolução.

Pequenas Explosões Controladas (15g)

Escolha uma especialização de habilidade de Tiro.

Você ganha níveis em Tiro ao acertar disparos na cabeça dos zumbis. Lembre-se que armas de fogo fazem muito barulho, o que atrai mais mortos-vivos, e podem enguiçar e quebrar. Munição é escassa. Procure instalar silenciadores nas suas armas para contornar a questão do ruído. Não vai demorar para chegar ao nível máximo e precisar escolher uma especialização e continuar a evolução.

Medíocre (15g)

Escolha um líder militar para a sua comunidade.

Mandou Bem Lá (15g)

Escolha um xerife para liderar sua comunidade.

Dr. Terminus (15g)

Escolha um negociante para liderar sua comunidade.

Podemos Consertar? Sim, Nós Podemos! (15g)

Escolha um construtor para liderar sua comunidade.

Há quatro tipos de líderes em State of Decay 2, mas você só pode escolher um por vez para sua comunidade. Cada sobrevivente recrutado tem potencial para ser um líder diferente e você pode ver qual na ficha do personagem quando ele chega ao nível Herói. Cada líder tem uma instalação única que ele pode construir na base, além de missões de legado diferentes e bônus exclusivos que ele passa para suas próximas partidas ao final do jogo.

Guardando o Sofá (10g)

Troque para um novo sobrevivente para dar a alguém a chance de descansar.

Isso vai acontecer naturalmente. Após jogar por algum tempo com um sobrevivente, ele vai dar sinais de fadiga e seu vigor vai diminuir - além de poder se machucar e do risco de pegar a praga sanguínea. Volte para sua base e na aba Comunidade, escolha trocar por outro sobrevivente - ou converse com outro membro da comunidade e selecione a opção de trocar de lugar. Faça isso de tempos em tempos para manter os membros descansados e evoluir vários personagens.

Quietinho, Meu Cão de Guerra (30g)

Deixe um legado como líder militar.

Eu sou a Lei (30g)

Deixe um legado como xerife.

Entrega Rápida (30g)

Deixe um legado como negociante.

Se Você Construir, Eles Virão (30g)

Deixe um legado como construtor.

Após destruir todos os núcleos pestilentos do mapa, você vai receber uma série de missões curtas para completar. Elas variam conforme o tipo de líder que você escolheu.

Antes de começar a última missão, o jogo vai avisar que, ao completá-la, aquela campanha vai terminar - você pode ignorar a missão final para continuar jogando com aquele grupo ou cumprir a missão para desbloquear o legado e começar outra partida.

Você não terá mais acesso àquela comunidade quando completar o legado, mas vai receber bônus para a próxima e poderá selecionar alguns integrantes do grupo para começar o próximo jogo com sobreviventes experientes.

Pé de Serra (30g)

Tome uma base no mapa Cascade Hills.

Dez Mil Chapéus de Cowboys (30g)

Tome uma base no mapa Drucker County.

Investida aos Moinhos de Vento (30g)

Tome uma base no mapa Meagher Valley.

O jogo base traz três mapas onde você pode começar sua partida. Comece a jogar em cada um deles e logo você vai tomar sua primeira base na área, desbloqueando a conquista correspondente.

A Nova Geração (30g)

Comece uma nova comunidade com sobreviventes de outra que estava completa.

Ao começar um novo jogo e escolher personagens aleatórios ou selecionar alguns sobreviventes das comunidades de jogos já completados. A vantagem, além de desbloquear a conquista, é que eles já vem com habilidades, especializações e equipamentos que estavam carregando ao final do jogo.

Uma boa ideia é equipar três sobreviventes que você tem interesse em carregar com os melhores itens, antes de entrar na missão final do legado, para levá-los para fundar a próxima comunidade. 

Dia do Caçador (20g)

Dispare um sinalizador (ou se voluntarie para ajudar alguém que disparou).

Abra o menu de rádio (seta para cima no direcional) e escolha a opção de disparar sinalizador para chamar ajuda ou, caso receba um chamado de ajuda, entrar na partida de outro jogador. Para liberar a conquista, você nem precisa entrar na partida, pode cancelar o pedido assim que ela aparecer na tela.

O que Fazemos nas Sombras (10g)

Destrua um núcleo pestilento à noite.

Invada e destrua um núcleo quando estiver escuro. Essa conquista às vezes não aparece de primeira e, em alguns casos, aparece de dia. Na dúvida, sempre ataque os núcleos pestilentos à noite. É mais assustador, mas não é mais difícil do que o normal.

Equipamento de Guerra (20g)

Crie um veículo para o apocalipse.

Construa uma Oficina na sua base e tenha um sobrevivente com a habilidade Mecânica e a especialização Automecânica. Use um kit de modificação (você pode fazer um na oficina ou comprar de um vendedor) para modificar um veículo. O kit deve ser compatível com o tipo de carro. Vá até a frente do veículo e use o kit para fazer os aprimoramentos. As melhores opções são para picapes e furgões, que viram veículos potentes e muito resistentes.

Mochilas a Bordo (10g)

Transfira um saco de um veículo.

Você pode carregar itens no porta-malas dos veículos. O ideal é usá-los para transportar sacos de recursos, já que cada sobrevivente só pode levar um por vez. Pare o carro em uma vaga de estacionamento na base e vá ao porta-malas. Daí, transfira os sacos direto para o depósito pressionando RT.

Quem Manda em Bartertown? (15g)

Construa um Armazém.

Cada tipo de líder tem uma instalação exclusiva para construir em sua base. Elas são grandes e consomem muitos recursos, mas valem o esforço, além de serem essenciais para completar o jogo. O Armazém é a instalação exclusiva do líder Negociante.

Hospital Misericórdia (15g)

Construa um Hospital de Campanha.

O Hospital de Campanha é a instalação exclusiva do líder Xerife.

Cidadãos Primeiro, Soldados Depois (15g)

Construa um Arsenal.

O Arsenal é a instalação exclusiva do líder Militar.

Círculo de Fogo (15g)

Construa uma Torre de Atirador de Elite.

A Torre do Atirador de Elite é a instalação exclusiva do líder Construtor.

A Amizade é Mágica (20g)

Alie-se com 5 enclaves.

Enclaves são outros grupos de sobreviventes. De vez em quando, você vai encontrar alguns deles no mapa ou receber pedidos de ajuda desses grupos pelo rádio. Completar as tarefas deles vai torná-los amigáveis e, eventualmente, aliados. Eles vão dar bônus para sua comunidade e você pode negociar recursos com eles - os itens disponíveis mudam depois de algum tempo. Também pode recrutar um membro do enclave aliado para entrar na sua comunidade, mas isso vai desfazer o grupo.

A aliança ainda vai contar para o desbloqueio da conquista, basta repetir o processo cinco vezes. Lembre-se, se você recusar ajuda a um enclave muitas vezes, ele vai virar hostil e pode atacar seus sobreviventes quando passarem pelo território deles. Em geral, não são muito perigosos, exceto na dificuldade Pesadelo ou se pegarem um dos seus personagens sozinho e despreparado, sem explosivos e munição.

Sexta-Feira Negra (10g)

Compre 10 itens de enclaves.

Vendo até Amor (10g)

Venda 10 itens para enclaves.

Você pode negociar com enclaves amigáveis e aliados. Aborde um dos sobreviventes e escolha a opção de negociar itens para comprar e vender objetos e recursos. Comprar consome Influência, vender gera Influência.

Fique atento aos Itens Valiosos, eles são coisas supérfluas, como uma caixa de bombons ou garrafas de vinho, que são bastante valorizadas no apocalipse zumbi. Esses itens só servem para negociar e rendem muita influência para o grupo.

Faça 10 compras e 10 vendas para desbloquear as conquistas. Não precisa ser tudo de uma vez e nem no mesmo mapa, mas vai acontecer naturalmente.