1 usuário recomenda esse artigo.

Criação de Personagens

A criação de personagens em Wasteland 3 pode tomar um bom tempo. Você até pode jogar com Rangers pré-definidos, mas é melhor criar os seus próprios personagens. Começar do zero e ajustar os atributos CLASSIC dos Rangers, seus perks, habilidades e até os quirks é o melhor caminho. Confira nosso guia para criação de personagens em Wasteland 3. Este guia apresenta as mecânicas básicas sobre a criação de personagens, assim como suas diferenças em relação ao jogo anterior.
Quantos personagens eu posso criar?
No começo, você só poderá criar dois Rangers no começo da campanha - seguindo as builds pré-definidas ou começando do zero). Você poderá recrutar mais unidades para sua tropa ao chegar no Ranger HQ. A partir daí, poderá gerar muitos personagens customizados.
Distribuição de Pontos
Personagens novos tem 14 pontos de atributo para distribuir. Você recebe mais um ponto de atributo a cada vez que sobe de nível. Você ganha também 3 pontos de habilidade (skill points) sempre que sobe de nível. Você também ganha pontos bônus na criação do personagem, baseados no atributo Inteligência. Você vai ganhar um ponto de Perk a cada dois níveis que subir. Já o Background e os Quirks só podem ser selecionados durante a criação dos personagens. Lembre-se de escolher bem, pois não há opção de "respec" no jogo, ou seja, não é possível redistribuir os pontos depois que o personagem é criado.
Composição do grupo
Seu grupo em Wasteland 3 pode ter até seis personagens. Entretanto, você sempre deverá ter no mínimo dois Rangers personalizados ou um máximo de quatro a qualquer momento - há também os Companions, que são recrutados durante a campanha. Por exemplo, seu grupo pode ser composto por dois Rangers e quatro companions únicos, ou quatro Rangers e dois companions únicos.

Atributos básicos: CLASSIC

O sistema de atributos de Wasteland é chamado de CLASSIC, sigla para Coordination, Luck, Awareness, Strenght, Speed, Intelligence e Charisma (Cooredenação, Sorte, Percepção, Força, Velocidade, Inteligência e Carisma). Esses sete atributos básicos definem, em linhas gerais, do que seu personagem é capaz e no que ele não é tão bom assim. Porém, dada a forma que os sistemas de combate, inventário e recrutamento de Wastelands 3 funcionam, nem todos os atributos são tão importantes quanto os outros. Por exemplo, todos os seus colegas de equipe podme agir no turno do jogador (o mesmo vale para os inimigos, na vez deles). Isso é o oposto do sistema de "ordem de turnos" do Wasteland 2. Por isso, Velocidade não é um atributo tão importante quanto foi no passado. Como todos os personagens compartilham o mesmo espaço de inventário, você nunca vai ficar sem capacidade de carga, o que deixa Força um pouco menos importante do que foi no jogo anterior. Da mesma forma, não há mais a necessidade do "Carisma total do grupo" para recrutar companions únicos. É bom ter esses detalhes em mente na hora de distribuir seus pontos, caso você tenha jogado muito o Wasteland 2. A seguir, confira quais são os atributos mais importantes e saiba o que cada um deles influencia:
1. Coordination
A Coordenação é extremamente importante, pois ela determina seus pontos de ação (AP). Se vai fazer um sniper ou atirador de lança-foguetes, você quer que ele seja capaz de atirar, recarregar e atirar de novo no mesmo turno.
2. Intelligence
A Inteligência define o valor dos pontos bônus de Skill que você recebe na criação do personagem, mas depois disso, você sempre receberá + 3 pontos ao subir de nível, independente do valor no atributo básico. Mesmo assim, ter uma Inteligência alta desde o começo permite que os Rangers se tornem especialistas em várias funções e também obtenham mais acertos críticos.
3. Awareness
Awareness, ou "Percepção", é um atributo bom para investir alguns pontos, porque aumenta a chance de acerto, dano e detecçao de inimigos. Porém, note que você terá muitos companheiros de grupo ao seu lado no jogo, assim como Mods nas armas que melhoram essas mesmas chances), então não deve se preocupar tanto em melhorar as chances de acertos com um atributo básico. Além disso, conforme progride, a maior chance de acerto crítico oferecia pela Inteligência supera as chances de acerto de Awareness em termos de benefício para o personagem.
4. Strength
Você nunca vai ficar sobrecarregado e nem precisa se preocupar com o peso da sua carga ou espaço no inventário, pois o total de carga é dividido entre todos os membros do grupo. Porém, Strenght (Força) é importante para definir seus pontos de vida (HP). Além disso, algumas peças de armadura exigem uma pontuação mínima em Strenght.
5. Charisma
Carisma não é um atributo essencial para recrutar novos companions únicos, como era em Wasteland 2. Agora, o atributo social é usado pelo "líder do grupo" (o personagem com mais pontos na skill Leadership) e também na mecânica de "Strike".
Medidor de Strike:
O Carisma ajuda a compor a barra do medidor de strike sempre que você acerta um inimigo. Ao encher essa barra, você pode usar um ataque especial, que varia com o tipo de arma equipada: um tiro preciso em membros específicos (possível com sniper, pistola e rifles de assalto), executar um disparo em cone (SMG ou shotgun), golpear o solo para dano em área (armas brancas) ou até uma mini-nuke (lança-foguetes).
6. Speed
Como Wasteland 3 não usa mais o "sistema de ordem de turnos", ter uma iniciativa alta é quase inútil. O único momento em que o atributo é útil é quando você é detectado (por entrar em uma área com inimigos sem perceber ou não conseguir evitar um encontro aleatório). Nessa situação, a iniciativa vai determianr se algum dos membros do grupo pode agir antes dos inimigos. Além disso, a velocidade em combate determina o movimento total durante as batalhas (conforme o uso de AP, claro). Mas, exceto se você estiver focado em um personagem para combate corpo-a-corpo, não precisa se preocupar.
7. Luck
A Sorte é um atributo que pode ser ignorado em Wasteland 3, da mesma forma que não era nada útil no jogo anterior. Deixe um ponto ali e esqueça.

Skills

As Skills são as habilidades específicas dos personagens em Wasteland 3. Conforme adquire pontos em uma habilidade, você também recebe novos Perks que são aplicados ao personagem. Note que você gasta um ponto por nível de Skill até o terceiro nível da habilidade, depois esse custo aumenta. Subir uma Skill até o nível 10 requer um total de 28 pontos. As Skills se dividem em grupos:
Combat Skills
Habilidades que fazem o personagem mais efetivo em combate com um determinado grupo de armas: automáticas, grandes, pequenas, rifles snipers, armas brancas e briga.
General Skills
Um grupo de habilidades bem variado que fazem do personagem um Ranger mais versátil em lidar com animais, explosivos, primeiros socorros, furtividade ou usando armas não convencionais e equipamentos de alta tecnologia.
Exploration Skills
Esse conjunto de habilidades foca em melhorar as chances do Ranger "se virar" no ambiente hostil de Wasteland, com perícias que envolvem modificar armas e armaduras, arrombar fechaduras, hackear máquinas, mecânica, sobrevivência e reparo de torradeiras.
Social Skills
Um grupo de habilidades que envolvem lidar com outras pessoas sem atirar nelas. As perícias sociais incluem negociar, intimidar, convencer e liderar outras pessoas com diferentes opções de diálogo durante o jogo, entre outros efeitos - liderança, por exemplo, dá vários bônus de combate para os aliados próximos do personagem.

Perks

Em Wasteland 3, você tem Perks universais que estão disponíveis para todos os personagens e também Perks específicos que são desbloqueados dependendo das suas escolhas e encontros com NPCs. Os Perks universais estão disponíveis desde o começo e você pode pegá-los se quiser. Os Perks específicos, como vamos chamá-los, vem de encontros ou de NPCs específicos ao longo do jogo. Na maior parte das vezes, companions únicos não são capazes de obter esses Perks, mas muitos deles são automaticamente aplicados em todos os Rangers customizados quando são desbloqueados. Os Perks universais são:
Deep Pockets
+1 Quick Slot (espaço de acesso rápido)
Hardened
+2 Armadura
Healthy
+2 con/HP
Quick Reflexes
+ 5% de evasão
Weathered
+ 10% resistência a dano crítico Eles ficam disponíveis para seleção após a criação dos dois personagens iniciais. Entre no menu do personagem e vá até a aba Perks para escolher uma das cinco vantagens acima. Note que o jogo não te informa sobre elas. Outros Perks são obtidos conforme você sobe o nível das Skills.
Backgrounds
Cada personagem tem um Background, uma história curta que descreve quem ele era antes de se tornar um Ranger. Esse background é determinado na criação do personagem e dá alguns pontos extras em certas Skills. Há muitos Backgrounds disponíveis, mas se você não prestar atenção na hora de criar os seus soldados, recomendo a leitura de cada um para escolher o que mais vai beneficiar o grupo. Na criação dos seus dois primeiros personagens, recomendo usar o perk The Boss naquele que tiver mais pontos em Carisma. Isso vai aumentar suas Skills sociais e será muito útil em diálogos nas primeiras horas do jogo.
Quirks
Quirks são características únicas, que podemos traduzir como "Peculiaridades" do personagem. Um Quirk sempre traz algum benefício especial, mas em contrapartida, dá uma desvantagem pesada em outra área para aquele personagem. Note que os Quirks são opcionais, nem todo personagem precisa ter um. Por outro lado, eles só podem ser escolhidos no momento da criação do Ranger.